Aeroporto terá expansão de quase 73%; veja como ficará

As obras de ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, pela Fraport Brasil, devem aumentar a área do terminal de passageiros (TPS) para mais de 61 mil metros quadrados (m²). Segundo a concessionária, serão acrescidos 26 mil m² aos já existentes 35,6 mil m² do TPS em pouco mais de dois anos de intervenções. A expansão da área será de 72,9%. As obras devem começar em fevereiro de 2018.

Segundo a Fraport, serão adicionadas sete pontes de embarque, totalizando 12 pontes, cujo serviço deve atender a aeronaves de grande porte, conforme afirmou a CEO da companhia no Brasil, Andreea Pal, durante apresentação do projeto no dia 23 de outubro, no Palácio do Governo, em Fortaleza. “A parte mais empolgante é a ampliação do novo terminal. Esse é um plano preliminar da arquitetura do novo prédio. Serão mais sete pontes de embarque para o estacionamento de aeronaves mais largas. O plano é construir tudo de uma vez só”, explicou ela.

A estrutura do novo terminal deverá comportar um incremento significativo no número de passageiros, que ao final da concessão, chegará a 20 milhões de pessoas, segundo estimativas.

As obras de ampliação do Aeroporto, durante estes 26 meses, necessitarão de investimento de pelo menos R$ 600 milhões, de acordo com Andreea. Até o fim da concessão, período máximo de 35 anos (30 anos mais cinco de prorrogação), a Fraport planeja aportar mais de R$ 2 bilhões, acima do previsto no contrato assinado com o governo.

“Estamos fazendo mais do que o exigido. Nós vamos ficar aqui 35 anos e em 35 anos devemos investir mais de R$ 2 bilhões, com certeza”, reforçou a executiva.

Pista

De acordo com a Fraport, a pista do Aeroporto de Fortaleza deverá ser estendida em pelo menos 210 metros, totalizando após as obras, 2.755 metros. Além da pista principal, Andreea afirmou que vai expandir a área de escape e as taxiways. Segundo ela, as obras estão divididas em intervenções obrigatórias, conforme o contrato de concessão, e as obras ditas necessárias.

Segundo a executiva, entre as obras obrigatórias estão o aumento da pista e da área de escape, novas posições de aeronaves, ampliação da pista de rolamento e nivelamento de faixas e remoção de obstáculos.

Já entre as intervenções consideradas necessárias pela Fraport estão a criação de novos portões de acesso, renovação de cercas, novos limites entre as áreas internas e externas do terreno do Aeroporto, reforma de pistas de rolamento e das vias de serviço e extensão do pátio de manobras de aeronaves. “Os aviões maiores precisam de mais espaço. Essas obras vão demorar no máximo dois anos. Depois, dependendo do tráfego aéreo a gente vai ver se vai necessitar de taxiways menores, que são as saídas mais rápidas para livrar a pista com mais agilidade”, disse a CEO. Além disso, segundo informou Andreea, haverá necessidade de modificar as vias de acesso ao terminal para o novo prédio, que será ampliado.

Melhorias no terminal

Com as obras no Pinto Martins, a Fraport Brasil também prevê diversas melhorias na estrutura existente, como reformas de banheiros e fraldários, sinalização de terminais, Wi-Fi gratuito de alta velocidade, iluminação externa para acessos de rodovias, estacionamentos, terminais de passageiros e cargas, além de outras áreas, melhorias no ar condicionado, escadas rolantes, esteiras, elevadores e correias transportadoras de bagagem e manutenção geral de superfícies em áreas para passageiros.

Em relação aos demais serviços, na condição de terceirizados, Andreea Pal disse que todos os contratos estão sendo reavaliados e que em breve anunciará qualquer mudança.

“Para ser honesta, é um Aeroporto muito bom. É bastante espaçoso e nós temos que colocar mais luz nos ambientes. É um aeroporto calmo que necessita de melhorias em alguns pontos”, disse ela sobre as primeiras impressões que teve do Aeroporto.

Fonte: Diário do Nordeste

By | 2017-11-06T17:32:05+00:00 novembro 6th, 2017|News|

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